Notícias de saúde

Diagnóstico de demência aumenta risco de suicídio

01 de abril de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo mostra como um diagnóstico de declínio mental pode ser devastador: os pesquisadores descobriram que as taxas de suicídio aumentam drasticamente nos meses após a divulgação dessas notícias.

Para descobrir como um diagnóstico de declínio mental pode ser emocionalmente prejudicial, os pesquisadores analisaram cinco bancos de dados de quase 148.000 pacientes do U.S. Department of Veterans Affairs com idade média de 74 anos. Os dados foram coletados entre o final de 2011 e o outono de 2013.

Mais de 63.000 homens da coorte predominantemente branca já tinham ou receberam um diagnóstico de demência, e cerca de 21.000 foram diagnosticados com declínio cognitivo leve. Cerca de 63.000 outros não tinham esses diagnósticos e foram usados ??como um grupo de comparação.

De acordo com os pesquisadores, as tentativas de suicídio eram raras, mas mais comuns em pessoas com diagnóstico recente. Um diagnóstico ‘recente’ foi definido como qualquer pessoa que recebeu a notícia de seu médico após 2011. No geral, 138 (0,7%)pacientes com declínio cognitivo leve, e 400 (0,6%) pacientes com demência tentaram o suicídio, em comparação com 253 pacientes (0,4%) sem nenhuma das condições.

Depois de ajustar para certos dados demográficos e qualquer história de outra doença mental, as chances de uma tentativa de suicídio aumentaram substancialmente entre as pessoas recentemente diagnosticadas com declínio cognitivo leve ou demência. Em contraste, pessoas com um diagnóstico de longa data de declínio cognitivo leve ou demência não tiveram esse aumento no risco.

O momento do diagnóstico é a chave para as chances de tentativas de suicídio por muitas razões, disseram os pesquisadores. Em muitos casos, as pessoas em um estágio muito inicial de declínio mental ainda são capazes de entender o que a demência acarreta, e podem estar antecipando o declínio cognitivo e funcional progressivo, temendo a perda de autonomia e preocupando-se de que se tornem um fardo para outras pessoas importantes.

Os pesquisadores observaram que essa sensação de "peso" para os outros é um fator de risco bem conhecido para o suicídio em geral. Pessoas nos estágios iniciais de declínio mental também são muito mais capazes do que pessoas com demência desenvolvida para planejar e realizar uma tentativa de suicídio. Os meios para fazer isso – armas, por exemplo – podem ainda estar disponíveis na casa.

Os autores enfatizaram que, em alguns casos, o declínio cognitivo leve é diagnosticado, mas nunca progride para demência de fato, sendo alguns pacientes podem permanecer estáveis ??ou até mesmo reverter para um estado de cognição normal. Portanto, não deve ser visto uma condição que condena um para a demência.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2021.0150.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários