Notícias de saúde

Vape aumenta propensão ao uso de maconha e álcool por adolescentes

05 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Adolescentes que usam cigarros eletrônicos, popularmente chamados de vapers, são significativamente mais propensos do que os não vapers a beber demais e usar maconha, indica pesquisa realizada pela Columbia University, nos Estados Unidos.

A pesquisa contou com dados de 51.000 adolescentes de 13 a 18 anos que foram entrevistados entre 2017 e 2019. Em comparação com os jovens que não usaram nicotina, aqueles que fumaram cigarros nos últimos 30 dias tiveram oito vezes mais chances de usar maconha. Aqueles que vaporizaram foram 20 vezes mais propensos a usar cannabis. E aqueles que fumavam cigarros e vaporizadores estavam especialmente em risco – 40 vezes mais propensos a usar maconha.

A ligação entre o uso de nicotina nos últimos 30 dias e o consumo excessivo de álcool por duas semanas foi especialmente forte para aqueles que usaram cigarros tradicionais e e-cigarros. Eles tinham cerca de seis vezes mais chances de ter tido episódio de compulsão alimentar uma vez durante as duas semanas anteriores. Eles eram quase 22 vezes mais propensos a ter compulsão alimentar em três a cinco ocasiões.

Os resultados revelaram que os vapers eram 20 vezes mais propensos a usar maconha do que os adolescentes que não usavam produtos de nicotina. E aqueles que fumaram no mês anterior tiveram seis vezes mais chances de terem tido vários episódios de bebedeira nas duas semanas anteriores.

Segundo os autores, apesar de os impactos a longo prazo do vaping na saúde não serem totalmente conhecidos, evidências desfavoráveis estão aumentando e esses resultados apontam para a necessidade de as intervenções abordarem simultaneamente o vaping, o consumo de álcool e o uso de cannabis.

Fonte: Substance Use and Misuse. DOI: 10.1080/10826084.2023.2188462.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários