Notícias de saúde

Nos Estados Unidos, uso diário de maconha supera o de álcool

18 de setembro de 2024 (Bibliomed). Um estudo revela uma mudança significativa nos hábitos de consumo de substâncias nos Estados Unidos: pela primeira vez, o uso diário de cannabis (maconha) superou o consumo frequente de álcool. A pesquisa, conduzida pelo National Survey on Drug Use and Health, coletou dados de mais de 1,6 milhão de pessoas ao longo de várias décadas.

A análise comparou o uso de álcool e drogas recreativas, como a cannabis, em marcos importantes para as políticas de substâncias: 1979, 1992, 2008 e 2022. Os dados mostram que, enquanto o consumo de álcool se manteve estável, o uso diário ou quase diário de cannabis aumentou significativamente desde 1992.

Em 1992, havia dez vezes mais consumidores diários de álcool do que de cannabis. Em 2022, o cenário mudou, com 17,7 milhões de pessoas usando cannabis diariamente ou quase diariamente, contra 14,7 milhões que consumiam álcool com a mesma frequência.

Essas mudanças refletem também uma tendência entre os jovens americanos, especialmente adolescentes, que passaram a consumir menos álcool e mais cannabis nas últimas duas décadas. A expansão das políticas de cannabis medicinal desde 1993 e a mudança cultural em relação ao uso de cannabis e álcool contribuíram para essa mudança.

Recentemente, em abril de 2024, a Agência de Controle de Drogas dos EUA (DEA) anunciou planos para aliviar as restrições federais sobre a maconha, classificando-a na mesma categoria que analgésicos como a codeína prescrita e o paracetamol de venda livre.

Apesar das evidências mistas sobre os benefícios medicinais da maconha, o estudo sugere que o uso desta droga atingiu um novo patamar desde sua legalização.

Fonte: Addiction. DOI: 10.1111/add.16519.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários