Notícias de saúde

Covid Longa pode ter um efeito devastador na vida dos pacientes

22 de novembro de 2023 (Bibliomed). A fadiga é o sintoma que mais impacta significativamente a vida diária de pacientes com Covid Longa e pode afetar a qualidade de vida mais do que alguns tipos de câncer, revela um novo estudo.

A pesquisa, publicada no BMJ Open, examinou o impacto da Covid Longa na vida de mais de 3.750 pacientes que foram encaminhados para uma clínica de Covid Longa, e usaram um aplicativo digital como parte do tratamento para a condição.

Os pacientes foram solicitados a preencher questionários no aplicativo sobre quanto tempo a Covid os estava afetando - considerando o impacto da Covid Longa em suas atividades diárias, níveis de fadiga, depressão, ansiedade, falta de ar, turvamento mental e sua qualidade de vida.

Os pesquisadores descobriram que muitos pacientes com Covid Longa estavam gravemente doentes e, em média, apresentavam pontuações de fadiga piores ou semelhantes às pessoas com anemia relacionada ao câncer ou doença renal grave. Suas pontuações de qualidade de vida relacionadas à saúde também foram menores do que as de pessoas com câncer metastático avançado, como câncer de pulmão em estágio IV.

No geral, a equipe descobriu que o impacto da Covid Longa nas atividades diárias dos pacientes foi pior do que o dos pacientes com acidente vascular cerebral e comparável ao dos pacientes com doença de Parkinson.

Os resultados são preocupantes, pois até cerca de 17% das pessoas que contraem Covid desenvolvem Covid Longa. No entanto, o impacto da condição no dia-a-dia dos pacientes não era totalmente compreendido até o momento.

Estes resultados obtidos descobriram que a Covid prolongada pode ter um efeito devastador na vida dos pacientes - com a fadiga tendo o maior impacto, desde atividades sociais ao trabalho, tarefas domésticas e manutenção de relacionamentos íntimos.

Fonte: BMJ Open (2023). DOI: 10.1136/bmjopen-2022-069217.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários