Notícias de saúde

Saúde mental após a Covid-19 pode levar vários meses para se recuperar

08 de setembro de 2025 (Bibliomed). Um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) revelou que pacientes com sintomas semelhantes aos da Covid-19 demoraram, em média, nove meses para recuperar plenamente seu bem-estar mentalapós a infecção. Já o bem-estar físico retornou em cerca de três meses. No entanto, até 20% dos participantes ainda relatavam baixa qualidade de vida relacionada à saúde um ano após o adoecimento.

A pesquisa, publicada no Open Forum Infectious Diseases, acompanhou 4.700 pessoas com sintomas respiratórios entre dezembro de 2020 e agosto de 2022, sendo que 75% testaram positivo para Covid-19. Curiosamente, os infectados pelo coronavírus apresentaram recuperação melhor na qualidade de vida do que os que testaram negativo, indicando que outras infecções podem também ter efeitos duradouros e subestimados.

Os pesquisadores avaliaram aspectos como função física, ansiedade, depressão, fadiga, sono, dor, cognição e participação social. Quatro perfis de saúde emergiram: ótima saúde geral, saúde mental prejudicada, saúde física prejudicada e saúde global ruim.

Segundo os autores, os resultados destacam a necessidade de mais atenção à saúde mental no acompanhamento de pacientes pós-Covid, além dos cuidados físicos. Também reforçam o impacto da chamada Covid longa, com sintomas persistentes que afetam a qualidade de vida por até um ano.

O estudo foi financiado pelos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) e reforça a urgência de novas abordagens de cuidado.

Fonte: University of California, Los Angeles (UCLA), Health Sciences.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários