Notícias de saúde

Covid Longo pode afetar diferentes órgãos

16 de agosto de 2023 (Bibliomed). A maioria dos casos Covid-19 resolve relativamente rapidamente, mas alguns pacientes desenvolvem Covid Longa, uma constelação de problemas de saúde crônica que podem ser debilitantes e persistirem por semanas, meses e até anos. Estudos realizados no Reino Unido mostraram que até 6 em cada 10 pacientes com Covid continuam a ter algum comprometimento leve nos órgãos um ano após o diagnóstico.

Embora apenas 13% dos 536 pacientes inscritos no estudo tivessem sido hospitalizados devido à sua infecção inicial do CoVid-19, todos tiveram sintomas longos de covid. Em média seis meses após o diagnóstico inicial de covid-19, 38% dos pacientes do estudo tiveram extrema falta de ar; 48% tiveram problemas para pensar claramente e 57% relataram baixa qualidade de vida relacionada à saúde.

Para o estudo, os pacientes realizaram ressonância magnética de vários órgãos, aproximadamente na marca de seis meses após o diagnóstico inicial de Covid-19. Cerca de três quartos dos pacientes eram mulheres e 9 em 10 eram brancos. Cerca de um terço eram trabalhadores britânicos de saúde. A maioria foi infectada durante a primeira onda da pandemia em 2020, antes que as vacinas covid-19 estivessem disponíveis.

Os exames revelaram que 62% tinham alguma forma de comprometimento leve dos órgãos, envolvendo de várias formas o coração, fígado, rim e/ou baço. Esses pacientes foram submetidos a um segundo exame de ressonância magnética em um ano. A essa altura, seus sintomas haviam resolvido um pouco, embora 30% ainda tivessem problemas respiratórios; 38% continuaram a ter problemas de pensamento e memória e 45% relataram uma qualidade de vida diminuída. Cerca de 59% ainda tinham comprometimento único de órgãos e 27% apresentaram comprometimento de vários órgãos após um ano.

Fonte: Journal of the Royal Society of Medicine. DOI: 10.1177/01410768231154703.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários