Notícias de saúde

Como um ambiente insalubre causa doenças cardiovasculares?

13 de novembro de 2023 (Bibliomed). O conceito de expossoma descreve a exposição ao longo da vida a todos os fatores de risco ambientais e seus efeitos adversos no organismo e na saúde. Este campo emergente de pesquisa vincula os efeitos de exposições ambientais adversas na saúde a alterações fisiopatológicas no corpo, doenças crônicas e morte.

Grandes estudos epidemiológicos mostraram que quase dois terços das mortes anuais em todo o mundo são causadas por doenças crônicas não transmissíveis, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa. Os fatores contribuintes incluem uma população envelhecida e estressores ambientais, como terra, água, ar e poluição sonora, design urbano insalubre e estilos de vida insalubres.

Os estressores ambientais, como poluição do ar, ruído, planejamento urbano insalubre e mudanças climáticas, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, assim como fatores de risco tradicionais, como tabagismo, dieta pouco saudável e inatividade física. Um artigo publicado recentemente na Nature Reviews descreve os efeitos de estressores ambientais no sistema cardiovascular usando o conceito de expossoma.

Estima-se que dois terços das doenças crônicas não transmissíveis se devem à soma de todos os fatores ambientais e que 16 a 22 por cento das mortes globais (9 a 12,6 milhões) são causadas apenas pela poluição química. O conceito de exposoma descreve as alterações bioquímicas e metabólicas deletérias que ocorrem devido a múltiplas exposições ambientais e podem levar a resultados adversos à saúde e morte prematura.

Exposições prejudiciais podem aumentar os riscos à saúde e a mortalidade de forma sinérgica com a idade, predisposição genética e doenças crônicas pré-existentes. Os autores da publicação apresentam estudos de exposição cardiovascular selecionados e mostram que as exposições estão associadas a inflamação, alterações metabólicas adversas e metilação desregulada do DNA (alterações epigenéticas) e podem levar ao aumento da pressão arterial e outros resultados adversos à saúde.

Por exemplo, a European Human Exposome Network, lançada em 2020, está investigando as influências ambientais na saúde dos europeus. Mais de 22 milhões de trabalhadores serão examinados quanto a exposições no local de trabalho, com foco em toxinas químicas, ruído e estresse psicossocial. Além disso, mais de 2 milhões de indivíduos serão estudados usando várias técnicas e métodos para encontrar ligações entre exposição e saúde.

Fonte: Nature Reviews Cardiology. DOI: 10.1038/s41569-023-00873-3.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários