Notícias de saúde

Teste simples pode identificar risco de demência antes do surgimento dos sintomas

09 de novembro de 2023 (Bibliomed). Existe uma maneira simples de rastrear pessoas mais velhas quanto ao risco de demência anos antes de haver qualquer sinal de perda de memória ou comprometimento do pensamento? Segundo pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos, sim.

É um teste chamado Stages of Objective Memory Impairment (SOMI), um processo direto, no qual, depois de ver uma série de imagens, os pacientes que não apresentam sintomas de demência são solicitados a recordar o que viram, às vezes - se necessário - com a ajuda de pistas.

Depois de classificar as habilidades de memória, os participantes são classificados de acordo com cinco estágios de risco. O estágio 0 representa nenhum problema de memória atual e baixo risco futuro de demência. O estágio 4 representa a memória menos confiável e o maior grau de risco futuro de demência.

O novo estudo indica que aqueles classificados como estágio 3 ou 4 parecem enfrentar um risco três vezes maior de demência do que aqueles classificados como estágio 0. O estudo envolveu 969 homens e mulheres, com idades variando de 40 a 100 anos, com idade média de 69 anos. Cerca de 6 em cada 10 eram mulheres, enquanto quase 84% eram brancos. Todos passaram pela triagem do SOMI. A habilidade de memória foi então classificada de 0 a 4.

Pouco menos da metade (47%) dos pacientes foram considerados no estágio 0, ou seja, livres de problemas de memória. Mas cerca de um terço (35%) foram classificados como estágio 1, enquanto 13% foram classificados como estágio 2. Aproximadamente 5% foram caracterizados como estágio 3 ou 4. Na década seguinte, 234 dos participantes desenvolveram algum grau de comprometimento do pensamento.

Depois de levar em consideração uma série de fatores que podem desempenhar um papel no risco de demência - incluindo gênero, idade e predisposição genética - os pesquisadores concluíram que aqueles que foram classificados como estágio 1 ou 2 enfrentaram o dobro do risco de demência do que aqueles classificados no estágio 0, enquanto aqueles caracterizados como estágio 3 ou 4 enfrentaram o triplo do risco.

Segundo os pesquisadores, com base nesse cálculo, cerca de 7 em 10 das pessoas no estágio 3 ou 4 - e quase 6 em 10 das pessoas no estágio 2 - acabariam lutando contra problemas de pensamento no futuro.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207276.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários