Notícias de saúde

Sexo dos pesquisadores pode afetar a participação de mulheres em estudos

03 de novembro de 2023 (Bibliomed). Quando os estudos de exercícios são liderados por homens, as participantes do sexo feminino geralmente são escassas. Embora essa sub-representação de mulheres em pesquisa tenha sido documentada em tudo, desde ensaios clínicos a culturas de células, um novo estudo relaciona o gênero dos pesquisadores e a participação das mulheres.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram 971 artigos de pesquisa originais em três grandes periódicos que se concentram na fisiologia do exercício, concentrando-se em estudos publicados em 1991 e em 2021.

Eles descobriram que, em 1991, 51% dos artigos foram escritos por equipes exclusivamente masculinas. Isso também foi verdade para cerca de 18% dos artigos em 2021. Todas as equipes de pesquisa femininas também diminuíram no período, de 1,8% em 1991 para 1,1% em 2021.

Embora o número de mulheres participando de estudos de exercícios tenha aumentado ao longo dos anos, elas representaram apenas um terço dos participantes do estudo em 2021. O número de participantes do sexo feminino foi menor nos dois anos em que o líder do estudo (ou último autor) era homem.

De acordo com os pesquisadores, ter poucas mulheres participando resulta em lacunas na compreensão de como certas intervenções funcionam em mulheres. Para eles, a baixa representação de mulheres como participantes na pesquisa de ciência e fisiologia do exercício pode ser resolvida encorajando os autores que são homens a pesquisar números equitativos de cada gênero.

Fonte: 2023 American Physiological Society Annual Meeting.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários