Notícias de saúde

Mulheres que têm sexo com mulheres são expostas a um grupo particular de doenças

27 de Outubro de 2003 (Bibliomed). A expressão "mulheres que têm sexo com mulheres" descreve um comportamento sexual, enquanto o termo "lésbica" descreve uma identidade sexual. Porém, a identidade sexual necessariamente não prediz o comportamento sexual: a maioria das lésbicas tem uma história de relações sexuais com homens (segundo informado anteriormente em uma publicação científica, a revista Sexually Transmitted Infections).

Segundo um editorial publicado na revista British Medical Journal na última sexta-feira, as mulheres que têm sexo com mulheres formam um pequeno, mas importante grupo, que tem as suas necessidades de saúde específicas. Uma falta de consciência entre profissionais de saúde sobre estas necessidades pode conduzir a um aconselhamento errado e perda de oportunidades para a prevenção de enfermidades.

Entre as doenças e distúrbios de saúde neste grupo de pessoas, o editorial cita os problemas de ordem psicológica e emocional, alcoolismo, tabagismo, índice de massa corpórea aumentado, vaginose bacteriana, incidência aumentada de alguns tipos de câncer, e uma menor participação nos programas de detecção e prevenção de doenças.

O editorial da revista British Medical Journal pode ser acessado pelo link http://bmj.bmjjournals.com/cgi/content/full/327/7421/939 .

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários