Notícias de saúde

Comportamento Ativo Influencia Tratamento de Câncer de Mama

BRUXELAS (Reuters) - Pacientes com câncer de mama que têm uma atitude mais participativa podem obter melhora no tratamento e o atendimento dos que sofrem da doença, segundo afirmou uma especialista na terça-feira, durante a 2a Conferência Européia sobre o Câncer de Mama.

Para Martine Piccart, chefe do serviço de quimioterapia do Instituto Jules Bordet, o envolvimento das pacientes em todos os aspectos do atendimento também é um fator crucial na pesquisa sobre o câncer de mama.

"A participação da paciente tem sido uma força positiva para a melhora da definição dos testes clínicos e como incentivo para as pessoas tomarem parte nos exames clínicos", disse a médica no início da conferência de cinco dias.

Assim como os pacientes com Aids politizaram a doença, reivindicaram e receberam aporte maior na forma como eram tratados, as mulheres com câncer de mama têm pressionado por mais financiamento e aumento da consciência pública sobre a doença que afeta mais de 210.600 mulheres na Europa a cada ano.

Piccart preside a conferência de Bruxelas e disse que cirurgiões, quimio e radioterapeutas, enfermeiras e psicólogas trabalharam juntos para dar tratamento mais efetivo às mulheres.

"Já passou o tempo em que o único tratamento efetivo era a mastectomia radical", disse a especialista. "Em alguns países (a participação dos pacientes) resultou no aumento do financiamento para pesquisa sobre o câncer, assunto crucial se quisermos que os tratamentos futuros sejam melhores que os atuais", analisou Piccart.

Os cientistas ainda estão longe do tratamento efetivo para todos os tipos de câncer de mama, mas os avanços tecnológicos e na pesquisa médica estão levando a tratamentos mais específicos para cada paciente.

Mais de 3 mil médicos, pesquisadores e representantes de pacientes devem participar da conferência. Durante o encontro, além dos avanços nos exames para diagnóstico e na radioterapia, serão discutidos a nova geração de terapia hormonal, melhores medidas de prevenção e o papel da medicina complementar.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres européias. A Grécia tem a incidência mais baixa da doença na Europa, enquanto a Holanda tem a taxa mais alta.

As mulheres que vivem nos países do norte tendem a ter taxas mais altas da doença que as mulheres do sul. Fatores como as diferenças na dieta e na idade de início da puberdade, do primeiro parto e da menopausa, além do fato de não ter filhos, peso e altura contribuem para a variação nos índices da doença. As palavras alternativas no dicionário podem ser autoridade ou influência. Na minha opinião, estão falando na participação ativa das pacientes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários