Notícias de saúde

Declínio cognitivo, mesmo sendo leve, afeta a tomada de decisão pelos idosos

04 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo destaca a importância das habilidades de tomada de decisão para adultos mais velhos e revela que o declínio cognitivo leve (DCL) pode impactar negativamente essas habilidades, afetando áreas como finanças, cuidados de saúde e funcionamento diário. As decisões relacionadas à independência, bem-estar e segurança são cruciais para os idosos, tornando essencial compreender como o DCL pode afetar essas decisões.

O estudo, que contou com a participação de 301 idosos da comunidade que ainda estavam dirigindo ativamente, analisou as respostas a uma versão modificada da Avaliação Breve Portátil de Capacidade para Tomada de Decisão Cotidiana (Short Portable Assessment of Capacity for Everyday Decision making - SPACED). Os participantes com e sem DCL foram comparados, considerando fatores como idade, educação, sexo e local de estudo.

Os resultados indicaram que os idosos com DCL apresentaram piores habilidades de tomada de decisão em comparação com aqueles sem DCL. Os participantes com DCL perderam em média 2,17 vezes mais pontos na avaliação SPACED do que aqueles sem DCL. Isso sugere que o DCL afeta a capacidade de tomar decisões em uma variedade de contextos, abrangendo desde questões financeiras até escolhas de cuidados de saúde.

O estudo tem implicações significativas para a compreensão do impacto do DCL na vida dos idosos. O declínio das habilidades de tomada de decisão pode ter consequências profundas para a independência e qualidade de vida dos idosos. A pesquisa também ressalta a importância de estratégias de apoio e intervenções que ajudem os idosos com DCL a enfrentar esses desafios e tomar decisões informadas.

O estudo reforça a necessidade de abordagens multidisciplinares na assistência aos idosos, integrando aspectos cognitivos, de saúde mental e sociais. À medida que a população idosa continua a crescer, compreender e abordar questões relacionadas à tomada de decisão e cognição se torna essencial para promover o envelhecimento saudável e a qualidade de vida.

Fonte: Journal of Alzheimer's Disease. DOI: 10.3233/JAD-230222.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários