Notícias de saúde

Qual a relação entre exposição passiva ao fumo e miopia em crianças?

10 de outubro de 2023 (Bibliomed). A exposição passiva ao tabaco ameaça potencialmente a saúde ocular; no entanto, sua associação com a miopia é desconhecida. Um novo estudo buscou examinar a associação entre a exposição passiva ao fumo e a miopia na infância.

Foram usados dados transversais do estudo de base populacional Hong Kong Children Eye Study. Os dados foram coletados de 5 de março de 2015 a 12 de setembro de 2021, no The Chinese University of Hong Kong Eye Center. Participaram crianças de 6 a 8 anos. A exposição ao fumo passivo foi avaliada por meio de um questionário validado. Todos os participantes foram submetidos a exames oftalmológicos e físicos abrangentes.

No estudo, que incluiu 12.630 crianças de 6 a 8 anos, a exposição passiva ao tabaco foi associada a maior refração miópica, maior comprimento axial, maior probabilidade de desenvolver miopia moderada e alta e início precoce da miopia. A associação foi maior com uma maior exposição e na idade mais jovem.

Esses achados sugerem que a eliminação da exposição passiva ao tabaco é importante para a prevenção da miopia entre crianças, principalmente em famílias com crianças pequenas.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.12995.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários