Notícias de saúde

Fumaça de bongo é pior que a de cigarro

13 de maio de 2022 (Bibliomed). Você já ouviu falar sobre os perigos do fumo passivo do cigarro, mas e o fumo passivo do bongo?

A fumaça após fumar de um bongo borbulhante pode parecer inofensiva, mas um novo estudo publicado no JAMA Network Open descobriu que os espectadores podem estar inalando poluentes do ar em concentrações superiores ao dobro dos limites federais de qualidade do ar.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, mediram partículas finas (PM2,5) em um ambiente do mundo real, onde um grupo de jovens adultos fumou maconha socialmente com um bongo por duas horas em uma sala de estar comum. Um monitor de aerossol foi colocado onde um não fumante poderia se assentar, registrando os níveis de PM2,5 antes, durante e após oito sessões.

Eles descobriram que fumar maconha em casa aumentou significativamente o PM2,5 em relação aos níveis de fundo em pelo menos 100 vezes. Nos primeiros 15 minutos de fumo, as concentrações de PM2,5 ultrapassaram os níveis de qualidade do ar considerados seguros pela Agência de Proteção Ambiental.

O material particulado fino, ou PM2,5, consiste de partículas minúsculas no ar que podem viajar profundamente no trato respiratório, atingindo os pulmões e afetando sua função. Alguns estudos sugerem que a exposição a longo prazo ao PM2,5 pode estar ligada a doenças pulmonares e cardíacas.

Os autores do estudo disseram que as concentrações de PM2,5 do fumo de canabis eram pelo menos quatro vezes maiores do que as concentrações de fumo passivo de cigarros ou narguilé encontradas em estudos anteriores.

Segundo os autores da pesquisa, há atitudes negativas em relação ao fumo passivo do tabaco, mas não ao fumo passivo da cannabis. Os pesquisadores observam que as concentrações de PM2,5 também levaram muito tempo para retornar aos níveis pré-tabagismo. Em uma sessão, os níveis permaneceram em mais de 10 vezes a concentração original 12 horas após o grupo parar de fumar.

Isso sugere que as pessoas que entram em uma casa horas depois de uma sessão de bongo ainda podem ser afetadas pelo fumo passivo.

Fonte: JAMA Network Open. 2022;5(3):e224744.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários