Notícias de saúde

Epidemia de Aids Destrói Economias da África, Diz ONU

NAIRÓBI, Quênia (Reuters) - A epidemia de Aids que atinge a África não vem apenas matando milhões de pessoas e destruindo famílias inteiras -- ela também é responsável por minar o crescimento econômico do continente, o mais pobre do mundo.

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado na terça-feira mostra que o custo do tratamento para pacientes da doença, a perda de trabalhadores experientes e a subsequente diminuição nos volumes de investimento irão prejudicar o crescimento econômico da região nas próximas décadas.

Isso irá minar os esforços da África em impedir que a distância que separa o continente de outras regiões da Terra aumente ainda mais.

Os governos terão de comprometer uma fatia maior de seus recursos já limitados na área de saúde e famílias irão desviar dinheiro destinado inicialmente à alimentação e à educação para cuidar de seus doentes. "Os investimentos irão sofrer à medida que as famílias -- e as empresas e os governos -- desviarem para o tratamento médico o dinheiro que teriam economizado e reinvestido na economia", disse o Programa da ONU para combate da Aids (Unaids), no relatório divulgado dias antes do Dia Mundial da Aids, 1o de dezembro.

A África subsaariana abriga 25,3 milhões dos 36,1 milhões de pessoas portadoras do HIV, vírus causador da Aids, no mundo.

Quase um de cada dez adultos africanos possui a doença e 3,8 milhões de crianças e adultos foram infectados neste ano.

Cerca de 2,4 milhões de africanos morreram de causas relacionadas com o HIV nos últimos 12 meses, elevando o total de mortos no continente para 15 milhões, mais de três quartos do total do mundo.

O custo com que os governos arcam para proporcionar um tratamento simples para seus pacientes de Aids vem aumentando e, em alguns países, ele já passa dos 2 por cento do PIB (Produto Interno Bruto).

Dentro de dez anos, a economia da África do Sul, de longe a maior da África subsaariana, deve ser 17 por cento menor do que seria caso o país não fosse vítima de uma epidemia de Aids.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários