Notícias de saúde

ONU Destaca Trabalho do Brasil Contra o HIV

A Organização das Nações Unidas (ONU) destacou no relatório sobre a Epidemia Mundial de Aids/HIV, a atuação do Brasil na prevenção, tratamento e as campanhas de esclarecimento na possível redução do avanço da epidemia. Este relatório faz parte do Programa de das Nações Unidas para o HIV e a Aids (Uniaids).

O relatório destaca a política de prevenção adotada pelo país em c conjunto com os tratamentos farmacêuticos produzidos no Brasil, como alternativa a drogas patenteadas. De acordo com a Uniaids, o país possui hoje 85 mil pacientes com o vírus sendo tratados com medicamentos que retardam o progresso da doença. A partir desta ação, houve um corte significativo no número de mortes e uma redução entre 60% a 80% nas infecções, além de uma economia significativa com gastos hospitalares por parte do Governo Federal.

No relatório que foi distribuído em Genebra, foi informado ainda que existem 16 países, nos quais mais de uma décima parte da população de 15 a 49 anos é portadora do vírus da Aids, todos na África. Em sete destes países, um em cada cinco adultos está infectado. A maior taxa de infecção é em Botswana com 39% da população infectada.

O relatório da organização além de elogiar o Brasil mostrou que o tipo de ação adotada pelo país e também pela Índia, Tailândia e Uganda vêm demonstrando que é possível reduzir o avanço da epidemia. Foi destacado ainda que as medidas de prevenção precisam ser intensificadas, pois os danos já causados pela epidemia são poucos comparados com o que pode acontecer.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários