Notícias de saúde

11 minutos de exercícios por dia podem aumentar seu tempo de vida

25 de agosto de 2023 (Bibliomed). Ter pouco tempo para se exercitar não deve ser uma desculpa para o sedentarismo. De acordo com um novo estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, 75 minutos por semana - o equivalente a 11 minutos por dia - de atividade física de intensidade moderada são suficientes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e cânceres.

Os pesquisadores reuniram e analisaram dados de 94 grandes estudos envolvendo mais de 30 milhões de pessoas. Os resultados mostraram que 2 em cada 3 pessoas não realizam os 150 minutos recomendados por semana de exercícios de intensidade moderada e menos de 1 em 10 conseguiu mais de 300 minutos de atividade por semana.

De um modo geral, os pesquisadores concluíram que fazer mais de 150 minutos por semana de exercício produz benefícios marginais em termos de redução do risco de doença ou morte. Mas mesmo metade desse valor trouxe benefícios significativos. Por exemplo, 75 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada reduziram o risco de morte precoce em 23%. Também foi suficiente para reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames em 17% e câncer em 7%. Para alguns tipos de câncer específicos, a redução do risco foi ainda maior. Fazer essa quantidade de exercício reduziu o risco de câncer de cabeça e pescoço, leucemia mieloide, mieloma e cárdia gástrica entre 14% e 26%.

Os pesquisadores calcularam que, se as pessoas fizessem os 150 minutos recomendados de exercícios por semana, cerca de 16% das mortes precoces seriam evitadas. Além disso, 11% dos casos de doenças cardiovasculares e 5% dos casos de câncer seriam evitados.

Mas se as pessoas conseguirem pelo menos 75 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada, cerca de 10% das mortes precoces seriam evitadas. E 5% dos casos de doenças cardiovasculares e 3% dos casos de câncer seriam evitados.

Além disso, o exercício de intensidade moderada aumenta a frequência cardíaca e o acelera o ritmo de respiração. Outros exemplos incluem dançar, andar de bicicleta, jogar tênis e fazer caminhadas.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2022-105669.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários