Notícias de saúde

Exercícios físicos melhoram condição de pacientes em hemodiálise

22 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Os pacientes com insuficiência renal submetidos a hemodiálise que praticam exercícios leves são fisicamente mais aptos e hospitalizados com menos frequência do que aqueles que não o fazem. Essas são as conclusões de um estudo em larga escala conduzido por um consórcio liderado pela Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. Os pesquisadores acreditam que os programas de exercícios devem ser oferecidos aos pacientes em diálise como padrão.

Cerca de 80.000 pessoas na Alemanha têm função renal tão grave que precisam de diálise várias vezes por semana. Muitos também sofrem de problemas de saúde adicionais, como diabetes e doenças cardíacas. As limitações impostas por essas doenças e o tempo necessário para a diálise muitas vezes significam que os afetados praticam pouco exercício físico, dizem os pesquisadores.

Aproximadamente 1.000 pacientes em 21 centros de diálise na Alemanha participaram do estudo, que foi publicado no NEJM Evidence. Durante um período de 12 meses, metade dos participantes do estudo realizou sessões de exercícios acompanhados pelo menos uma vez e idealmente três vezes por semana junto com a diálise, enquanto outros foram submetidos apenas a acompanhamento médico. Essas sessões incluíram 30 minutos de treinamento de resistência com um cicloergômetro e mais 30 minutos de outros exercícios, como pesos, faixas de resistência e bolas. Os exercícios foram adaptados à capacidade de cada paciente.

Depois de um ano, a saúde dos participantes ativos do estudo melhorou significativamente. Isso incluiu completar mais repetições em um teste de sentar e levantar de um minuto e caminhar mais em seis minutos do que no início do estudo. No grupo de controle, esses valores foram ainda menores no final do período de estudo do que no início.

Os resultados demonstram melhorias tangíveis na qualidade de vida e na autonomia. Por exemplo, os participantes conseguiram se levantar de uma cadeira em casa sem ajuda, o que nem sempre acontecia antes. Há outros sinais dos efeitos positivos do programa de treinamento: os participantes que concluíram as sessões regulares de treinamento passaram em média dois dias no hospital durante o estudo, em comparação com uma média de cinco dias no grupo de controle.

Os participantes do estudo continuarão a ser monitorados no futuro para ajudar os pesquisadores a aprender mais sobre os efeitos do exercício a longo prazo.

Fonte: NEJM Evidence. DOI: 10.1056/EVIDoa2300057.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários