Notícias de saúde

Variante Delta pode ser transmitida por vacinados: máscara é fundamental

02 de agosto de 2021 (Bibliomed). A variante Delta SARS-CoV-2 é altamente transmissível, e compreender os determinantes da transmissão, incluindo o comportamento humano e a eficácia da vacina, é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de prevenção. Múltiplas estratégias de prevenção são necessárias para reduzir a morbidade e mortalidade relacionadas a COVID-19.

Um novo relatório do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos publicado nesta última sexta feira descreveu uma situação ocorrida na cidade de Barnstable, estado de Massachusetts, onde 469 casos de COVID-19 foram identificados entre residentes de Massachusetts que viajaram para a cidade de 3 a 17 de julho de 2021; 346 (74%) destes casos ocorreram em pessoas totalmente vacinadas. Os testes identificaram a variante Delta em 90% das amostras de 133 pacientes. Os valores do limite do ciclo foram semelhantes entre as amostras de pacientes que foram totalmente vacinados e aqueles que não foram.

Especialistas dizem que a vacinação torna menos provável que uma pessoa vacinada pegue Covid-19 - mas para aqueles que tenham adquirido o vírus, mesmo que não fiquem doentes, esses dados sugerem que eles podem ter uma tendência semelhante de espalhar o vírus igual ao de pessoas não vacinadas.

"Cargas virais elevadas sugerem um risco aumentado de transmissão e aumentam a preocupação de que, ao contrário de outras variantes, as pessoas vacinadas infectadas com Delta podem transmitir o vírus", disse a Dra. Rochelle Walensky, diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Por causa desta situação, poucos dias atrás o CDC divulgou recomendações de que todas as pessoas, incluindo aquelas que estão totalmente vacinadas, devem usar máscaras em ambientes públicos fechados em áreas onde a transmissão de COVID-19 é alta ou substancial. Os resultados desta investigação sugerem que mesmo as jurisdições sem transmissão substancial ou alta de COVID-19 podem considerar a expansão de estratégias de prevenção, incluindo uso de máscaras em ambientes públicos fechados, independentemente do estado de vacinação, dado o risco potencial de infecção durante a participação em grandes reuniões públicas que incluem viajantes de muitas áreas com diferentes níveis de transmissão.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep. DOI: 10.15585/mmwr.mm7031e2external icon.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários