Notícias de saúde

Vacina contra o Covid-19 pode reduzir risco de AVC em pessoas infectadas

17 de agosto de 2023 (Bibliomed). A vacinação é a forma mais segura de se proteger contra a forma grave do Covid-19, e agora um estudo da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, nos Estados Unidos, indica que entre pessoas infectadas pelo vírus SARS-CoV-2 (que causa a Covid-19), aqueles que se vacinaram têm menos chances de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de um banco de dados nacional de mais de 1,9 milhão de pacientes com Covid-19. Quase 218.000 receberam vacinas de mRNA feitas pela Pfizer-BioNTech ou Moderna ou tecnologia de vetor viral da Johnson & Johnson.

Os autores buscaram esclarecer o impacto da vacinação anterior em eventos cardiovasculares entre pessoas que desenvolvem Covid-19 e descobriram que, entre aqueles com comorbidades, como eventos cardíacos adversos graves (ECAG) anteriores, diabetes tipo 2, colesterol alto, doença hepática e obesidade, há uma associação com um menor risco de complicações.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology. DOI: 10.1016/j.jacc.2022.12.006.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários