Notícias de saúde

150 minutos de exercícios aeróbicos por semana podem reduzir a gordura do fígado

07 de agosto de 2023 (Bibliomed). A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) afeta cerca de 30% da população global e, com o tempo, pode levar à cirrose do fígado e até mesmo ao câncer hepático.

Não há tratamentos medicamentosos aprovados ou uma cura eficaz para esta condição comum; no entanto, pesquisas mostram que o exercício pode melhorar a gordura hepática, a aptidão física, a composição corporal e a qualidade de vida dos pacientes.

Em uma nova publicação, foi feita uma revisão de 14 estudos anteriormente publicados com um total de 551 indivíduos que tinham DHGNA e participaram de estudos randomizados e controlados envolvendo intervenções de exercícios. Embora pesquisas anteriores sugerissem que a atividade física era benéfica, ela não havia determinado a quantidade específica de exercício necessária para obter uma melhora clinicamente significativa.

Foram avaliados dados agrupados de todos os estudos, incluindo idade, sexo, índice de massa corporal, alteração no peso corporal, adesão ao regime de exercícios e gordura hepática medida por ressonância magnética.

Mas qual seria a "dose" ideal de exercício para alcançar melhorias clinicamente significativas na gordura hepática? Os pesquisadores descobriram que 39% dos pacientes prescritos maiores ou iguais a 750 equivalentes metabólicos da tarefa (por exemplo, 150 minutos por semana de caminhada rápida) alcançaram uma resposta significativa ao tratamento em comparação com apenas 26% daqueles prescritos com doses menores de exercício.

Assim, de acordo com este levantamento, 150 minutos de atividade aeróbica moderada a intensa por semana, podem reduzir significativamente a gordura do fígado

Esta é a mesma quantidade de atividade física recomendada pela American Gastroenterological Association e pela European Association for the Study of the Liver. Os resultados foram publicados no American Journal of Gastroenterology.

Fonte: American Journal of Gastroenterology. DOI: 10.14309/ajg.0000000000002098.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários