Notícias de saúde

Homens e mulheres recebem orientações diferentes sobre doenças cardíacas

12 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Médicos dão a seus pacientes homens e mulheres orientações diferentes sobre como evitar doenças cardíacas, embora as orientações deveriam ser as mesmas. É o que indica estudo da Harvard Medical School, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de uma pesquisa federal de saúde e nutrição dos EUA realizada de 2017 a 2020. Ele incluiu mais de 8.500 homens e mulheres entre 40 e 79 anos de idade sem histórico de doença cardíaca. Mais de 2.900 eram elegíveis para receber estatinas porque tinham um risco aumentado de doença cardíaca.

Os resultados mostraram que os homens eram 20% mais propensos a receber estatinas prescritas para reduzir os níveis sanguíneos de colesterol ruim em comparação com as mulheres. Já as mulheres, por sua vez, eram 27% mais propensas a serem aconselhadas a perder peso ou reduzir a ingestão de sal e 38% mais propensas a receber recomendações para se exercitar. Elas também foram 11% mais propensas a serem aconselhadas a cortar gordura e calorias.

As orientações da European Society of Cardiology recomendam que adultos de todas as idades façam pelo menos 150 a 300 minutos de intensidade moderada ou 75 a 150 minutos de intensidade vigorosa, atividade física aeróbica a cada semana. As recomendações de dieta enfatizam alimentos à base de plantas, como grãos integrais, frutas, vegetais, legumes e nozes, e limitam a ingestão de sal a menos de 5 gramas por dia. As pessoas com sobrepeso ou obesas devem perder peso para reduzir a pressão arterial, os lipídios e o risco de diabetes, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Fonte: Asian Pacific Society of Cardiology and the Asean Federation of Cardiology Meeting.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários