Notícias de saúde

Exercício moderado pode reduzir a gordura do fígado

31 de julho de 2023 (Bibliomed). Pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica são aconselhados a perder peso, mas isso pode ser difícil de fazer e leva um tempo precioso. Agora, os pesquisadores relatam que descobriram outra estratégia que pode ajudar a reduzir a gordura do fígado em pessoas com essa condição, que afeta quase 30% da população global.

A gordura no fígado leva à inflamação e pode progredir ao longo do tempo para fibrose hepática, cirrose, doença hepática em estágio terminal ou câncer de fígado.

A prática de cerca de 150 minutos semanais de exercícios físicos em intensidade moderada reduziu significativamente a gordura hepática em pacientes.

Realizado na Pennsylvania State University, o estudo considerou uma redução relativa de 30% na gordura do fígado - medida por exames de ressonância magnética - como uma melhoria significativa. Em seguida, eles revisaram 14 ensaios clínicos randomizados com um total de 551 pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica.

Em seguida, os pesquisadores determinaram a dose ideal de exercício, descobrindo que 39% dos pacientes que se exercitavam rapidamente por 150 minutos por semana ou mais obtiveram uma resposta significativa ao tratamento, em comparação com 26% daqueles que se exercitavam menos do que isso.

Um exemplo de exercício moderado seria uma caminhada rápida em que uma pessoa pode estar começando a suar, mas ainda pode manter uma conversa com um parceiro de caminhada, ou andar de bicicleta em um ritmo leve.

Fonte: The American Journal of Gastroenterology. DOI: 10.14309/ajg.0000000000002098.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários