Notícias de saúde

Uso de tabaco durante a gestação caiu nos EUA

13 de julho de 2023 (Bibliomed). Um estudo do U.S. National Center for Health Statistics (NCHS), nos Estados Unidos, mostrou que o número de gestantes fumando está diminuindo. Segundo dados do estudo, as taxas de tabagismo durante a gravidez caíram 36% desde 2016.

Manter as toxinas do tabaco longe do feto em desenvolvimento é crucial para a saúde infantil. Fumar durante a gravidez tem sido associado a maiores riscos de aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, gravidez ectópica, defeitos congênitos e síndrome da morte súbita infantil (SIDS), entre outros danos.

Os pesquisadores usaram dados de um banco nacional que é obtido, em parte, por informações fornecidas por mães norte-americanas na época de seus partos.

Os dados mostraram que a porcentagem de mães que fumaram durante a gravidez diminuiu em todas as faixas etárias maternas entre 2016 e 2021. Declínios foram observados independentemente de raça ou etnia e ocorreram em todo o país.

No geral, os pesquisadores calcularam que as taxas de tabagismo durante a gravidez caíram em média 8% ao ano entre 2016 e 2021. O ano pandêmico de 2020-2021 trouxe um declínio particularmente acentuado de 16%.

As mães jovens - aquelas com menos de 30 anos - tiveram os declínios mais acentuados. Para aquelas com menos de 20 anos, a taxa de tabagismo durante a gravidez caiu quase pela metade (47%) durante o período do estudo. No entanto, mesmo diante desse declínio, as mulheres mais jovens ainda têm maior probabilidade de fumar durante a gravidez do que as mulheres mais velhas.

Os autores ressaltam que, mesmo que as taxas de tabagismo durante a gestação estejam diminuindo, mas deve ser feito para proteger as mulheres e os recém-nascidos. Eles explicam que quando uma mulher fuma durante a gestação, substâncias químicas como nicotina, monóxido de carbono e alcatrão passam pela placenta e cordão umbilical para o bebê. Essas substâncias são prejudiciais ao bebê, pois podem diminuir a quantidade de oxigênio que o feto recebe, retardando o crescimento antes do nascimento e danificando os pulmões e o cérebro ainda em formação.

Fonte: NCHS Data Brief. DOI: 10.15620/cdc:123360.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários