Notícias de saúde

Usar duas máscaras pode aumentar proteção contra coronavírus

11 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Desde o início da pandemia de COVID-19, uma das recomendações de segurança para tentar conter a disseminação do vírus é o uso de máscaras. Qualquer tipo de máscara, incluindo as caseiras, reduz o risco de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), mas, de acordo com os Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), as máscaras cirúrgicas mais bem ajustadas ou colocar uma máscara de pano por cima de uma máscara cirúrgica pode aumentar a proteção, tanto para quem usa quanto para com quem ele tenha contato.

Uma nova pesquisa da agência mostra que a transmissão do vírus pode ser reduzida em até 96,5% se um indivíduo infectado e um indivíduo não infectado usarem máscaras cirúrgicas bem ajustadas ou uma combinação de pano e máscara cirúrgica.

Essas descobertas foram anunciadas pela direção do CDC em uma reunião na Casa Branca na última quarta-feira (10/02), que destacou a necessidade de os norte-americanos continuarem a usar máscaras com duas ou mais camadas, especialmente devido à preocupação com a circulação de novas variantes. O presidente dos EUA, Joe Biden, desafiou os cidadãos a continuarem a usar as máscaras durantes os 100 primeiros dias de seu mandato.

As mortes relacionadas ao vírus, que ressurgiram acentuadamente nos Estados Unidos em novembro e ainda permanecem altas, parecem estar em declínio constante; novos casos de vírus e hospitalizações começaram a cair no mês passado. Mas os pesquisadores alertam que uma variante do vírus mais contagiosa encontrada pela primeira vez na Grã-Bretanha está dobrando aproximadamente a cada 10 dias nos Estados Unidos. O CDC advertiu no mês passado que poderia se tornar a variante dominante no país até março.

Mesmo com as vacinas sendo lançadas lentamente em todo o país, o surgimento de novas variantes, que podem responder de forma diferente aos tratamentos ou evitar o sistema imunológico em algum grau, levou as autoridades de saúde pública a enfatizar que os americanos devem continuar a tomar medidas de proteção como mascaramento.

Fonte: The New York Times. February 10, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários