Notícias de saúde

Anúncios de junk food jogam com as emoções

30 de novembro de 2023 (Bibliomed). Esses anúncios de hambúrgueres suculentos na TV podem desencadear suas emoções, fazendo você acreditar que ficará mais feliz se sair correndo e comprar um para você. Infelizmente, um anúncio semelhante de salada não parece ter o mesmo impacto emocional, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores buscaram testar como os anúncios de comida afetavam as expectativas emocionais relacionadas à comida e se esses efeitos eram diferentes dependendo dos sintomas individuais de "dependência alimentar. Para isso, trabalharam com 718 participantes que foram designados aleatoriamente para assistir a anúncios em vídeo de 15 segundos para alimentos altamente processados, alimentos minimamente processados ou ambos os grupos de alimentos. Vídeos para celulares foram exibidos como controle. Os participantes do estudo preencheram questionários sobre suas crenças, sentimentos e comportamentos.

Os resultados mostraram que, para os participantes com menos sintomas de dependência alimentar, assistir a anúncios em vídeo de alimentos altamente processados aumentou as expectativas de que eles sentiriam emoções positivas ao comer esses alimentos.

De acordo com os autores, regular os anúncios de fast-food e mudar as crenças sobre como os alimentos altamente processados afetam as emoções pode ajudar as pessoas a comer alimentos mais nutritivos. Eles destacam que será importante para pesquisas futuras examinar como exposições mais longas a anúncios de alimentos mudam as crenças sobre os efeitos emocionais da comida, quanto tempo essas crenças duram e com que rapidez as mudanças nas crenças afetam a maneira como alguém come.

Fonte: Journal of Health Psychology. DOI: 10.1177/13591053231168340.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários