Notícias de saúde

Sepse está associada a maior risco de insuficiência cardíaca

10 de julho de 2023 (Bibliomed). Ter sepse pode colocar os pacientes em risco de futura insuficiência cardíaca e reinternação, indica estudo da Clínica Mayo, nos Estados Unidos. A sepse é uma resposta imune extrema a uma infecção no corpo. Pode fazer com que a infecção se espalhe por todo o corpo e leve à falência de órgãos e possivelmente à morte.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de sinistros de mais de 2 milhões de inscritos em planos de seguro comerciais e Medicare Advantage que sobreviveram a uma hospitalização não cirúrgica de duas noites ou mais entre 2009 e 2019. Mais de 800.000 desses pacientes, com idades entre 19 e 87 anos, tiveram sepse durante a internação.

Os pesquisadores incluíram dois códigos de diagnóstico padrão usados para sepse: explícito e implícito. Sepse explícita significa que um médico diagnosticou formalmente o paciente. A sepse implícita é um código administrativo no prontuário eletrônico dado automaticamente quando um paciente tem uma infecção e falência de órgãos. Essa é a definição atualmente aceita de sepse.

Os autores compararam os pacientes hospitalizados que tiveram sepse com mais de 1,4 milhão de pacientes hospitalizados que não desenvolveram sepse, mas ainda apresentavam doença cardíaca ou um dos fatores de risco. Pacientes com sepse implícita tiveram um risco duas vezes maior de reinternação por problemas cardíacos em comparação com aqueles com sepse explícita.

Em comparação com pessoas sem sepse durante a hospitalização, aquelas hospitalizadas por sepse ou que a desenvolveram durante a hospitalização tiveram um risco 38% maior de reinternação por todas as causas nos próximos 12 anos. Elas também tiveram um risco 43% maior de reinternação por causas cardiovasculares.

O risco de desenvolver insuficiência cardíaca após a alta foi 51% maior em pessoas que tiveram sepse enquanto hospitalizadas em comparação com aquelas que não tiveram sepse enquanto hospitalizadas. A insuficiência cardíaca significa que o corpo não consegue bombear sangue por todo o corpo tão bem quanto deveria.

Aqueles que tiveram sepse enquanto hospitalizados também tiveram um risco 27% maior de morte após a alta hospitalar em comparação com pessoas sem sepse.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.122.027813.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários