Notícias de saúde

Alopurinol é seguro para pacientes com doença renal

04 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). O alopurinol, um medicamento frequentemente usado para a gota, não parece aumentar o risco de morte entre os pacientes com gota que também lutam contra a doença renal crônica, mostra um estudo da Universidade Central do Sul, na China.

A descoberta é baseada em uma análise de duas décadas de registros de saúde britânicos, e pode acabar com as preocupações recentes em relação a um medicamento bem conhecido que tanto os pacientes com gota quanto os pacientes com doença renal usam há décadas para controlar os níveis prejudiciais de ácido úrico.

A gota é o tipo mais comum de artrite inflamatória, e é caracterizada por altos níveis de ácido úrico que, se não forem controlados, estão associados ao desencadeamento rápido de dores nas articulações muitas vezes excruciantes e debilitantes. O alopurinol é frequentemente prescrito como uma maneira barata e eficaz de controlar os níveis de ácido úrico e impedir que tais ataques aconteçam em primeiro lugar.

O alopurinol também pode ser prescrito para pacientes com doença renal crônica como forma de retardar a progressão da doença. Além disso, cerca de um em cada cinco pacientes com gota - muitos dos quais tomam alopurinol diariamente - também têm doença renal crônica.

Para ver se o uso de alopurinol por pacientes renais aumenta o risco de morte, os pesquisadores analisaram registros eletrônicos de saúde em cerca de 5.300 pacientes britânicos com idades entre 40 e 89. Todos tinham gota e doença renal moderada a grave.

Depois de acompanhar a incidência de morte durante períodos de rastreamento de cinco anos, os pesquisadores determinaram que não havia maior risco de morte entre aqueles que estavam apenas começando a tomar alopurinol. Tampouco foi observado risco elevado entre aqueles que atingiram seus níveis de ácido úrico ao seu objetivo usando alopurinol. O aumento da dosagem de alopurinol também foi considerado seguro.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M21-2347.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários