Notícias de saúde

Morar perto de aeroportos aumenta exposição a chumbo

30 de maio de 2023 (Bibliomed). Um estudo da Colorado State University, nos Estados Unidos, mostrou que crianças que vivem perto de aeroportos expostas a níveis perigosos de chumbo. Níveis elevados de chumbo podem resultar em alterações de humor, funções de memória e aprendizagem, além de capacidade de concentração, tremores musculares, convulsões, paralisias e até coma.

Ao analisar os níveis de chumbo no sangue de crianças com menos de 6 anos de 2011 a 2020, os pesquisadores descobriram que quanto mais perto uma criança morava do Aeroporto Reid-Hillview, no condado de Santa Clara, Califórnia, maior a probabilidade de que a criança tivesse chumbo no sangue. Esse nível que excedeu o limite de segurança do estado, que é de 4,5 microgramas por decilitro.

Os níveis de chumbo no sangue eram muito maiores quando as crianças viviam a leste - ou a favor do vento - do aeroporto. Os níveis de chumbo no sangue também aumentaram com o tráfego de aeronaves com motor a pistão e as quantidades de gasolina de aviação com chumbo vendida no aeroporto.

No estudo, a probabilidade de uma amostra de sangue exceder o limite de segurança do estado foi 21,4% menor para crianças que moram a uma milha (1,6km) ou mais do aeroporto do que para crianças que moram a menos de meia milha do aeroporto.

As crianças que viviam a favor do vento do aeroporto tinham cerca de 2,2 vezes mais probabilidade de ter um nível de chumbo no sangue acima do limiar de preocupação. Os níveis de chumbo no sangue de crianças que residiam a menos de um quilômetro do aeroporto eram especialmente vulneráveis a um aumento no tráfego de aeronaves com motores a pistão.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados indicam a necessidade de os governos se esforçarem para limitar as emissões de chumbo da aviação para proteger a população em situação de risco, especialmente as crianças.

Fonte: PNAS Nexus. DOI: 10.1093/pnasnexus/pgac285.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários