Notícias de saúde

Existe associação entre Covid-19 e convulsões após a infecção

15 de maio de 2023 (Bibliomed). A relação entre Covid-19 e epilepsia é incerta. Haveria uma potencial associação entre Covid-19 e convulsões ou epilepsia nos meses após a infecção?

Agora, verificou-se que as pessoas que têm uma infecção por Covid-19 são mais propensas a desenvolver convulsões ou epilepsia nos próximos seis meses do que as pessoas que têm uma infecção por influenza, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology. O risco aumentado foi mais perceptível em crianças do que em adultos. Também foi mais perceptível em pessoas que não precisaram de hospitalização por infecções por Covid-19.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram uma rede de registros de saúde para pessoas com infecções por Covid-19. Eles foram pareados com pessoas que foram diagnosticadas com gripe durante o mesmo período e que eram semelhantes em idade, sexo e outros fatores, como outras condições médicas. Nenhum dos participantes tinha sido previamente diagnosticado com epilepsia ou convulsões recorrentes. Os pesquisadores, a partir daí, analisaram se as pessoas desenvolveram epilepsia ou convulsões nos seis meses seguintes.

Havia 152.754 pessoas em cada um dos grupos Covid-19 e influenza. As pessoas que tiveram Covid-19 foram 55% mais propensas a desenvolver epilepsia ou convulsões nos próximos seis meses do que as pessoas que tiveram gripe. A taxa de novos casos de epilepsia ou convulsões foi de 0,94% nas pessoas que tiveram Covid-19, em comparação com 0,60% nas que tiveram gripe.

Esses resultados devem ser interpretados com cautela, pois o risco geral é baixo. Recomenda-se, no entanto, que os profissionais de saúde prestem atenção especial aos indivíduos que podem ter características mais sutis de convulsões, como convulsões focais.

Uma limitação do estudo foi que os pesquisadores não conseguiram identificar com quais variantes específicas do vírus as pessoas estavam infectadas, o que poderia ter influenciado os resultados.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000201595.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários