Notícias de saúde

Uso de metanfetamina aumentou casos de insuficiência cardíaca

14 de abril de 2023 (Bibliomed). Os casos de insuficiência cardíaca causados pelo uso ilícito de metanfetamina estão em todos o mundo e em todas as linhas raciais, étnicas e socioeconômicas. Além disso, a doença é mais grave em usuários de metanfetamina do que naquelas pessoas que não usam a droga. É o que indica estudo do VA Center for Innovation to Implementation, no Canadá.

A metanfetamina, um estimulante poderoso, faz com que o músculo cardíaco trabalhe muito mais do que normalmente faria. Além disso, ela também causa o estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão sanguínea: algo que pode levar a insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC).

Os pesquisadores revisaram 21 estudos observacionais de diferentes países, mas principalmente nos Estados Unidos, entre 1997 e 2020. Coletivamente, os estudos envolveram vários milhares de adultos com idades entre 35 e 60 anos, em média.

De acordo com o estudo, a duração média do uso de metanfetamina antes do diagnóstico de insuficiência cardíaca é de cinco anos; mas para 18% das pessoas que desenvolvem a doença, isso acontece em 12 meses. Em alguns casos, a insuficiência cardíaca foi diagnosticada após um único uso.

Os pesquisadores disseram que a insuficiência cardíaca por metanfetamina está associada a uma maior probabilidade de abuso de outras substâncias, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e outras doenças cardíacas e renais.

Fonte: Heart. DOI: 10.1136/heartjnl-2022-321610.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários