Notícias de saúde

Uso de metanfetamina aumenta casos de overdoses no interior dos EUA

17 de novembro de 2022 (Bibliomed). O uso de metanfetamina é um grande problema nas comunidades rurais dos Estados Unidos, indica estudo da Oregon Health & Science University. De acordo com resultados encontrados no estudo, cerca de quatro em cada cinco pessoas que usam drogas em áreas rurais dos EUA usam metanfetamina, possivelmente misturadas com fentanil.

O estudo abrangeu comunidades ruais em dez estados, nos quais foram entrevistadas 3.048 pessoas entre janeiro de 2018 e março de 2020. A pesquisa envolveu participantes em áreas rurais com altas taxas de overdose em Illinois, Kentucky, Massachusetts, New Hampshire, Carolina do Norte, Ohio, Oregon, Vermont, West Virginia e Wisconsin.

Os resultados mostraram que 79% das pessoas que usam drogas relataram uso de metanfetaminas nos últimos 30 dias. Além disso, a overdose não fatal de drogas ocorreu mais em pessoas que usaram metanfetaminas e opioides em conjunto, em comparação com aqueles que usaram as drogas isoladamente.

No geral, 22% dos indivíduos que usam os dois medicamentos relataram ter sofrido uma overdose nos últimos seis meses. Por outro lado, 14% dos que usam opioides sozinhos e 6% dos que usam apenas metanfetamina relataram ter sofrido uma overdose nos últimos seis meses.

Os usuários relataram que não tinham acesso ao tratamento: no geral, 40% de todos os entrevistados relataram que tentaram, mas não conseguiram, tratamento nos seis meses anteriores. Entre aqueles que usam metanfetaminas e opioides, ainda mais - 44% - não tiveram acesso ao tratamento.

Para os autores, essas descobertas sugerem que as estratégias para redução de danos e tratamento de transtornos por uso de substâncias devem abordar o uso de metanfetaminas, bem como opioides, para diminuir as overdoses de drogas nas comunidades rurais.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.26544.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários