Notícias de saúde

Ter um propósito na vida reduz o risco de morte

11 de abril de 2023 (Bibliomed). Ter um propósito claro na vida pode reduzir o risco de morte prematura. Essa é a conclusão de pesquisadores que passaram oito anos rastreando cerca de 13.000 americanos com mais de 50 anos. Ter um propósito na vida é definido como a medida em que as pessoas percebem suas vidas como tendo um senso de direção e objetivos.

Realizado na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, o estudo mostrou que aqueles que consideravam sua vida particularmente significativa tiveram cerca de 15% de risco de morte por qualquer causa durante o período de rastreamento, segundo o novo estudo. Esse número saltou para quase 37% entre os participantes com o menor nível de propósito.

Um maior senso de propósito foi associado a um menor risco de morte prematura entre pessoas de todas as raças e etnias. A ligação também foi observada em homens e mulheres, embora o benefício protetor tenha sido um pouco mais fraco entre os homens.

Para o estudo, os participantes foram questionados entre 2006 e 2008 para indicar o propósito que consideravam suas vidas, com base em um questionário padrão. Eles foram então classificados como tendo um senso de propósito "baixo", "médio-baixo", "médio-alto" ou "alto". As mortes foram rastreadas pelos próximos oito anos.

À medida que os níveis de propósito aumentavam, o risco de morte durante esse período caía, seja por acidente vascular cerebral, câncer, diabetes, pressão alta e/ou doença pulmonar.

Os pesquisadores observaram, no entanto, que vários fatores influenciaram o grau em que um indivíduo relatou ter um propósito forte. Ter mais dinheiro, estar em melhor saúde física e mental e ser mais jovem no início do estudo estavam todos ligados a relatar um propósito maior para começar.

Fonte: Preventive Medicine. DOI: 10.1016/j.ypmed.2022.107310.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários