Notícias de saúde

Novo medicamento pode reduzir colesterol perigoso

20 de março de 2023 (Bibliomed). O uso de medicamentos para reduzir o colesterol é comum, mas não existe uma droga que tenha como alvo um tipo perigoso de colesterol no sangue conhecido como lipoproteína(a) ou Lp(a). Um novo estudo do Brigham and Women's Hospital em Boston, nos Estados Unidos, analisou o Olpasiran, uma droga que se liga ao mRNA do próprio corpo, para evitar que ele produza apolipoproteína(a).

O estudo analisou diferentes doses da nova droga em cerca de 230 pessoas com altos níveis de Lp(a). As pessoas que receberam as doses mais altas de olpasiran reduziram sua concentração de Lp(a) em mais de 95% em comparação com o placebo. O medicamento é administrado por injeção a cada 12 semanas.

Os níveis de Lp(a) dos pacientes do estudo eram de cerca de 260,3 nanomoles por litro de sangue (nmol/L), em média, quando o estudo começou. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA definem altos níveis de Lp(a) como superiores a 125nmol/L. A maioria das pessoas no estudo também tomava medicamentos para baixar os níveis de colesterol, principalmente estatinas.

O tratamento se mostrou seguro, sendo que as reações no local da injeção foram mais comuns com olpasiran do que com uma injeção de placebo, mas elas tendem a ser leves e se resolvem por conta própria.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2211023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários