Notícias de saúde

Pandemia deixou mais de 10 milhões de órfãos

10 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Mais de 10,5 milhões de crianças em todo o mundo perderam pais ou cuidadores e mais de 7,5 milhões perderam um ou ambos os pais devido à pandemia de COVID-19, de acordo com estimativas de um novo estudo da Instituto Africano de Ciências Matemáticas, em Ruanda, e da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

As estatísticas preocupantes estão muito acima das estimativas anteriores e ainda estão subindo. De acordo com os autores, existem consequências potencialmente devastadoras e de longo prazo para as crianças, incluindo "institucionalização, abuso, luto traumático, problemas de saúde mental, gravidez na adolescência, resultados educacionais ruins e doenças crônicas e infecciosas".

Os pesquisadores disseram que a disponibilidade de novos dados de excesso de mortalidade da Organização Mundial da Saúde permitiu que eles atualizassem as estimativas mínimas globais de crianças que se tornaram órfãs ou perderam cuidadores devido ao coronavírus.

Os autores encontraram variação significativa em sua modelagem, com maior número de crianças se tornando órfãs pela perda de cuidadores primários e/ou secundários na África, em 24,3%, e no Sudeste Asiático, 40,6%, em comparação com as Américas, 14,0%, Mediterrâneo Oriental, 14,6%, Europa, 4,7% e Pacífico Ocidental, 1,8%, regiões até 1º de maio.

A carta de pesquisa também cita variações igualmente amplas em nível nacional: Índia, onde 3,49 milhões de crianças ficaram órfãs pelo COVID-19; Indonésia, 660.000; Egito, 450.000; Nigéria, 430.000; e Paquistão, 410.000, foram os países em que as crianças foram mais afetadas até 1º de maio.

Entre as regiões da OMS mais afetadas, as nações com o maior número de crianças enlutadas no Sudeste Asiático incluem Bangladesh, Índia, Indonésia, Mianmar e Nepal, disseram pesquisadores. E na África, os países com o maior número de crianças enlutadas incluem República Democrática do Congo, Etiópia, Quênia, Nigéria e África do Sul.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2022.3157.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários