Notícias de saúde

Pandemia pode ter efeito positivo nos relacionamentos

23 de julho de 2021 (Bibliomed). Estresse no trabalho, problemas de dinheiro e outras frustrações cotidianas podem prejudicar os relacionamentos, mas grandes desafios como a pandemia do coronavírus podem realmente deixar os casais mais felizes, revela um novo estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. O motivo: é mais provável que estejam cientes de que o estresse os está afetando.

Os pesquisadores explicam que devido a essa consciência, quando os principais motivos de estresse ocorrem, os parceiros podem ser menos propensos a culpar um ao outro por seus problemas e mais propensos a culpar o agente causador do estresse, o que pode reduzir os efeitos prejudiciais do estresse no relacionamento.

Para testar essa teoria, os pesquisadores analisaram dados coletados de 191 voluntários durante as primeiras semanas da pandemia e novamente sete meses depois. Os participantes responderam a um questionário sobre até que ponto culparam a pandemia por seus problemas, juntamente com uma pesquisa diária de duas semanas que enfocou seus estressores diários, satisfação com o relacionamento e qualquer comportamento negativo que exibissem em relação ao parceiro. Como esperado, a maioria das pessoas culpou a pandemia e não seu parceiro por seus problemas. E isso trouxe um grande benefício para seus relacionamentos.

Os pesquisadores disseram que as descobertas ressaltam a importância de reconhecer que o estresse pode mudar a forma como os parceiros veem seu relacionamento. Mas embora culpar a pandemia possa reduzir os efeitos prejudiciais do estresse em um relacionamento, isso não os elimina, acrescentaram.

Fonte: Social Psychological and Personality Science. DOI: 10.1177/19485506211022813.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários