Notícias de saúde

Exposição pré-natal a corticosteroides aumenta risco de transtornos mentais em bebês

07 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores de Tawain buscaram estudar a associação entre o tratamento antenatal com corticosteroides e transtornos mentais infantis em bebês nascidos em diferentes idades gestacionais, e investigar o efeito de diferentes horários de administração.

Este estudo de coorte de base populacional usou dados do Banco de Dados de Pesquisa de Seguros de Saúde Nacional de Taiwan. Todos os nascidos vivos únicos nascidos entre 2004 e 2010 foram registrados e acompanhados por pelo menos 6 anos. O desfecho primário foi qualquer transtorno mental infantil. Os resultados secundários incluíram sete subgrupos específicos.

Um total de 1.163.443 bebês únicos foram incluídos na análise, e 16.847 (1,45%) bebês foram expostos ao tratamento com corticosteroide antenatal. Crianças expostas a corticosteroides antenatais apresentaram maior risco de desenvolver transtornos mentais na infância em toda a coorte, no grupo a termo e no grupo a termo. Grupo de prematuros tardios. Em bebês a termo, a administração de corticosteroides no estágio inicial da gravidez (< 28 semanas de idade gestacional) aumentou significativamente o risco de transtornos mentais na infância.

Portanto, sendo este estudo, a exposição ao tratamento antenatal com corticosteroides aumenta o risco cumulativo de transtornos mentais na infância e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade tanto em recém-nascidos a termo como prematuros tardios. A administração de corticosteroides no início da gravidez tende a aumentar o risco de transtornos mentais.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2022.09.050.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários