Notícias de saúde

Uso de antipsicóticos na gestação pode afetar o desenvolvimento do bebê?

22 de julho de 2022 (Bibliomed). Embora os medicamentos antipsicóticos atravessem a placenta, e os dados em animais sugiram potenciais efeitos neurotóxicos, as informações sobre a teratogenicidade do neurodesenvolvimento humano são limitadas.

Pesquisa avaliou se crianças expostas no período pré-natal a medicamentos antipsicóticos apresentam risco aumentado de transtornos do neurodesenvolvimento (NDD).

Este estudo nacional de coorte de nascimento de 3,4 milhões de crianças aninhadas em dados de utilização de cuidados de saúde com até 14 anos de acompanhamento, após contabilizar as indicações de tratamento e outros fatores de confusão potenciais, não encontrou risco significativamente aumentado de distúrbios do neurodesenvolvimento para exposição pré-natal a antipsicóticos, com a possível exceção da exposição ao aripiprazol.

Os resultados deste estudo de coorte de nascimento sugerem que os medicamentos antipsicóticos podem não ter efeitos neurotóxicos importantes; o sinal potencial identificado para o aripiprazol requer replicação em outros dados antes que a causalidade possa ser assumida.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2022.0375.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários