Notícias de saúde

Uso de corticosteroides por gestantes pode afetar os bebês

27 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Uma revisão sistemática e metanálise realizada por pesquisadores analisou o efeito da exposição precoce a corticosteroides antenatais em bebês nascidos a termo ou em pré-termo tardio, bem como seus desfechos a curto e longo prazo.

Para esse estudo, foram pesquisadas oito bases de dados de 1º de janeiro de 2000 a 1º de fevereiro de 2023, incluindo referências de artigos examinados. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados e estudos de coorte populacional que abordavam dados de bebês com exposição precoce a corticosteroides antenatais (<34 semanas) e nascidos a termo (=37 semanas), pré-termo tardio (34-36 semanas) ou combinando ambos os grupos.

A análise envolveu a avaliação independente de títulos, resumos e artigos completos por dois revisores, bem como a avaliação do risco de viés nos estudos. Os resultados de sete ensaios clínicos randomizados e dez estudos de coorte populacional, totalizando 1,6 milhão de bebês, foram incluídos na revisão.

Os resultados revelaram que aproximadamente 40% dos bebês com exposição precoce a corticosteroides antenatais nasceram a termo. Entre as crianças nascidas a termo, a exposição precoce a corticosteroides antenatais foi associada a maiores riscos de internação em unidades de terapia intensiva neonatal, intubação, redução do perímetro cefálico e desordens neurodesenvolvimentais ou comportamentais a longo prazo, comparado aos bebês não expostos.

Os pesquisadores destacam a necessidade de cautela ao considerar o uso de corticosteroides antenatais, dado os resultados preocupantes associados a essa prática. Embora os dados sejam limitados em alguns aspectos, a revisão enfatiza a importância de se aprofundar os estudos sobre os impactos dessa intervenção nos bebês nascidos a termo e pré-termo tardio, a fim de garantir a segurança e o bem-estar dessas crianças e suas famílias.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2023-076035.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários