Notícias de saúde

Covid-19: organismo das crianças não aprende a se defender sem vacina

02 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). O sistema imunológico aprimorado das crianças permite que elas combatam o COVID-19 facilmente, produzindo uma forte resposta inicial que elimina rapidamente o vírus. Contudo, elas não conseguem desenvolver imunidade adaptativa.

Em estudo realizado no Garvan Institute of Medical Research, na Austrália, os pesquisadores analisaram geneticamente amostras de glóbulos brancos para revisar as respostas das células T em crianças e adultos, no momento da infecção por COVID-19 e um mês depois. Eles realizaram essa análise em um grupo de sete crianças e seus cinco contatos adultos da família, após uma infecção leve ou assintomática por COVID-19. Dois adultos não aparentados adicionais hospitalizados com COVID foram incluídos no estudo.

Os resultados mostraram que as crianças lutaram com sucesso contra o COVID-19 por meio da resposta imune em suas vias aéreas superiores, que contavam com barreiras físicas como mucosas e células imunológicas "ingênuas" que atacam qualquer vírus à vista.

No entanto, elas tiveram uma resposta de células T de memória fraca ao COVID-19 depois de se recuperarem, o que significa que seu sistema imunológico não aprendeu como atingir o SARS-CoV-2 especificamente. Essencialmente, sua robusta resposta imune inata prejudica sua resposta adaptativa. Os adultos, por sua vez, eram exatamente o oposto - poucas células T virgens, mas grandes respostas de células T de memória após a infecção e recuperação.

Os pesquisadores explicam que como a resposta inicial das crianças fornece uma eliminação tão rápida, o sistema imunológico delas não se lembra do vírus e não se adapta para se preparar para futuras infecções. Com isso, o organismo infantil continua a tratar o Covid como uma nova ameaça, aumentando as chances de novas infecções.

O sistema imunológico de todos tem dois modos - os sistemas inato e adaptativo. O sistema imunológico inato é composto principalmente de barreiras como pele e superfícies mucosas que bloqueiam fisicamente a entrada de vírus no corpo. Ele também pode gerar respostas imunes gerais quando detecta um invasor estranho como um vírus ou uma bactéria, embora não consiga distinguir entre patógenos específicos.

Por outro lado, o sistema imunológico adaptativo contém células B e T que servem como células de "memória". Este sistema aprende a reconhecer e distinguir diferentes partes de vírus específicos e pode gerar uma resposta rápida e direcionada à infecção.

Os bebês começam com um sistema imunológico em branco e contam com seu sistema imunológico inato para derrotar infecções. À medida que crescem e são expostos a mais vírus, suas células T de memória aprendem como responder a esses vírus.

Por isso, os autores defendem a vacinação contra Covid-19 para crianças, pois essa permite que o sistema imunológico delas aprenda a reconhecer e a se defender do vírus.

Fonte: Clinical Immunology. DOI: 10.1016/j.clim.2022.109209.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários