Notícias de saúde

Interação com as mães melhora desenvolvimento cerebral dos bebês prematuros

19 de janeiro de 2023 (Bibliomed). O desenvolvimento cerebral precoce em partos prematuros ocorre enquanto os bebês estão na unidade de terapia intensiva neonatal. A exposição a esse ambiente não natural pode afetar a organização da rede cerebral. Em uma nova pesquisa, investigadores testaram se a facilitação à beira do leito da conexão mãe-bebê em bebês prematuros poderia afetar a organização da rede cerebral e o desempenho cognitivo mais tarde na vida.

Um estudo conjunto da Universidade de Helsinque e da Universidade de Columbia mostrou que apoiar a conexão emocional entre a mãe e seu bebê prematuro após o nascimento na unidade de terapia intensiva do hospital melhora o desenvolvimento cerebral do bebê. A pesquisa foi publicada na revista na Science Translational Medicine.

No presente estudo, as funções da rede cerebral de bebês prematuros foram medidas em idade a termo, após aproximadamente 6 semanas de Intervenção de Nutrição Familiar (INF) na unidade de terapia intensiva neonatal. Todos os bebês receberam cuidados prematuros normais de alto padrão, mas algumas famílias receberam INF adicional para fortalecer a conexão emocional mãe-bebê.

O envolvimento das mães e seus bebês prematuros em interações sensoriais íntimas afetou a atividade da rede cortical em múltiplas frequências, preveniu algumas das anormalidades observadas em bebês prematuros e melhorou o desempenho cognitivo mais tarde durante a infância. Os resultados sugerem que promover a conexão humana pode ter efeitos benéficos no desenvolvimento do cérebro em bebês prematuros.

Fonte: Science Translational Medicine. DOI: 10.1126/scitranslmed.abq4786.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários