Notícias de saúde

Leite materno estimula o desenvolvimento cerebral de bebês prematuros

15 de setembro de 2023 (Bibliomed). A exposição ao leite materno está associada a melhores resultados neurocognitivos após o nascimento prematuro, mas os que de fato liga o sistema nervoso ao leite materno ao resultado, são incertos. Pesquisadores testaram a hipótese de que a exposição alta versus baixa ao leite materno em bebês prematuros, resulta em morfologia cortical que mais se assemelha à de bebês nascidos a termo.

Foram estudados bebês 135 prematuros (menos de 32 semanas de gestação) e 77 bebês nascidos a termo. Os dados de alimentação foram coletados desde o nascimento até a alta hospitalar e a ressonância magnética cerebral (RM) foi realizada na idade equivalente ao termo. Índices de desenvolvimento cerebral foram comparados entre bebês prematuros que receberam leite materno exclusivo por menos de 75% dos dias de internação, bebês prematuros que receberam leite materno exclusivo por 75% ou mais dos dias de internação, e bebês controles (nascidos a termo).

Na interpretação dos resultados, os pesquisadores avaliaram que a alta exposição ao leite materno após o nascimento prematuro está associada a um fenótipo de imagem cortical, que se assemelha mais à morfologia cerebral de bebês nascidos a termo; os efeitos parecem ser dependentes da dose.

Fonte: Annals of Neurology. DOI: 10.1002/ana.26559.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários