Notícias de saúde

Estresse crônico pode aumentar risco de câncer

06 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Com o tempo, homens e mulheres sob estresse crônico enfrentam um risco significativamente maior de morrer como resultado de câncer, alerta um novo estudo da Augusta University, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram vários indicadores biológicos importantes que, juntos, mostram precisamente como o estresse afeta o corpo. Esses indicadores de desgaste incluem um alto índice de massa corporal (IMC), um marcador chave para a obesidade; pressão alta; níveis elevados de açúcar no sangue ou colesterol; e/ou níveis sanguíneos elevados de uma proteína produzida pelo fígado chamada albumina. Altos níveis de creatinina, um produto residual do desgaste muscular normal, também são um marcador de estresse de carga alostática, observou Moore, assim como altos níveis de proteína C-reativa, um sinal de inflamação em todo o sistema.

Para ver como esses indicadores – e a carga alostática como um todo – podem afetar as mortes por câncer, os pesquisadores analisaram os dados de pesquisas de saúde em todo o país coletados entre 1988 e 2019. Coletivamente, as pesquisas incluíram mais de 41.000 adultos. Mais de sete em cada 10 eram brancos, cerca de 13% eram negros e cerca de 9% eram hispânicos.

Os níveis de carga alostática de todos os participantes foram registrados em uma escala de 0 a 9, com pontuações de 3 ou mais definidas como indicativas de uma "carga alostática alta". Ao todo, pouco menos da metade dos participantes (cerca de 20.000) foram classificados como tendo uma alta carga alostática. Esses entrevistados eram mais propensos a ser negros, mais velhos, menos instruídos e menos ricos em comparação com o grupo de baixa carga alostática.

Os pesquisadores então avaliaram a ligação entre a alta carga alostática e o risco de morte por câncer de várias maneiras. Por exemplo, após eliminar a idade como consideração, uma alta carga alostática foi associada a um risco 28% maior de morte por câncer. Ao olhar apenas para entrevistados negros e hispânicos, a ligação foi mais fraca, mas os pesquisadores disseram que o número relativamente baixo de entrevistados não brancos pode ter afetado essa parte da análise.

Ainda assim, quando gênero, raça, idade e escolaridade também foram removidos da equação, um risco maior de morte por câncer foi atrelado a 21%. E isso caiu para um aumento de 14% no risco depois que os investigadores também levaram em conta o histórico de tabagismo dos pacientes, ataque cardíaco anterior ou histórico anterior de câncer ou insuficiência cardíaca congestiva.

Sem ajustar para possíveis fatores de confusão (como idade, raça, sexo, renda e nível educacional), aqueles com alta carga alostática tinham 2,4 vezes mais chances de morrer de câncer do que aqueles com baixas cargas alostáticas.

Fonte: Population Health. DOI: 10.1016/j.ssmph.2022.101185.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários