Notícias de saúde

Estresse Aumenta Risco de Ataques de Asma em Crianças

NOVA YORK (Reuters Health) - Situações muito estressantes podem aumentar o risco de ataques de asma em crianças nas semanas seguintes a esses episódios, sugerem resultados de um estudo.

Os pesquisadores afirmam "que situações muito negativas aumentam significativamente o risco de novos ataques de asma (durante o período que segue o evento) e que este risco é aumentado e antecipado se a criança vive em condições de alto estresse crônico".

Seija Sandberg, da Universidade de Helsinque, na Finlândia, e sua equipe apresentaram suas descobertas na edição de 16 de setembro da revista The Lancet.

Os tipos de situações que foram consideradas "muito negativas" pelos pesquisadores incluíam a morte de um dos avós, a separação dos pais ou a mudança de um amigo.

"Crianças com estresse crônico estavam cerca de oito vezes mais propensas a estarem expostas a abuso ou abandono e 11 vezes mais propensas a serem alvos de ameaças constantes ou não ter amigos, comparados a...crianças de sua idade", indica a pesquisa.

Durante o estudo, Sandberg e sua equipe acompanharam 90 crianças entre 6 e 13 anos que foram diagnosticadas com asma moderada a grave.

Além da descoberta de que o estresse era um fator que aumentava os ataques de asma, os pesquisadores afirmam que meninas sofriam de ataques com mais frequência do que meninos e que as crianças tinham mais ataques no inverno do que no verão.

"Talvez uma maior sensibilidade a estes problemas por parte de profissionais como professores, enfermeiras escolares, médicos de família e pediatras seja exigida", concluem Sandberg e sua equipe.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários