Notícias de saúde

Mortalidade por doença cardíaca congênita específica em crianças

29 de dezembro de 2022 (Bibliomed). A doença cardíaca congênita (DCC) é uma das principais causas de morte prematura em bebês e crianças. Atualmente, existem dados limitados sobre a mortalidade específica da lesão ao longo do tempo. Recente estudo teve como objetivo descrever as tendências de mortalidade pediátrica por lesão de CC nos Estados Unidos.

Foi realizada uma análise de 19 anos (1999 a 2017) de dados de múltiplas causas de morte disponíveis compiladas e produzidas pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde. A análise foi estratificada por diagnóstico de DCC e idade usando 3 categorias de idade (crianças, 1 a 4 anos e 5 a 17 anos).

A mortalidade foi maior em lactentes para todas as lesões de DCC, em particular para o retorno venoso pulmonar anômalo total. Declínios significativos na mortalidade infantil por DCC ocorreram para a maioria das outras lesões. Fatores de risco contribuintes, incluindo prematuridade, defeitos congênitos extracardíacos e condições genéticas, ocorreram em 19% das mortes infantis por DC e demonstraram piores tendências de mortalidade na maioria das lesões. As taxas de mortalidade permaneceram mais altas para lesões de ventrículo único em todas as idades, com um platô da taxa de mortalidade infantil na segunda metade do estudo e taxas de mortalidade crescentes progressivas para crianças de 5 a 17 anos.

Portanto, a mortalidade por DCC está diminuindo para a maioria das lesões. Devido à heterogeneidade das lesões de DCC, espera-se uma variabilidade nas tendências de mortalidade por lesão e faixa etária. As lesões de ventrículo único continuam a contribuir mais fortemente para a morte prematura devido a DCC, demonstrada por aumentos significativos na taxa de mortalidade para crianças de 5 a 17 anos.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2022-056294.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários