Notícias de saúde

Infecções neurológicas estreptocócicas em criança estariam aumentando?

27 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Relatos recentes sugeriram um possível aumento de abscessos cerebrais, empiemas epidurais e empiemas subdurais estreptocócicos pediátricos.

Segundo um relatório de publicação eletrônica do CDC dos Estados Unidos, Morbidity and Mortality Weekly Report, após um declínio nos casos no início da pandemia de Covid-19, os casos aumentaram durante o verão de 2021, atingiram o pico em março de 2022 e depois caíram para os níveis basais. A apresentação clínica e as características microbiológicas permaneceram estáveis durante este período.

No levantamento nacional de casos do CDC, um caso foi definido como o diagnóstico de abscesso cerebral, empiema epidural ou empiema subdural em uma pessoa com idade =18 anos sem procedimento neurocirúrgico prévio ou histórico de traumatismo craniano, hospitalizado em ou após 1º de junho de 2021, independente da etiologia. As notificações recebidas após 10 de agosto de 2022 foram excluídas. Amostras disponíveis de Streptococcus isoladas de abscesso cerebral, empiema epidural, empiema subdural, sangue ou líquido cefalorraquidiano foram coletadas para teste de suscetibilidade antimicrobiana e sequenciamento de genoma completo no laboratório de referência de Streptococcus do CDC para identificar características microbiológicas compartilhadas entre os casos. A ocorrência de abscesso cerebral pediátrico, empiema epidural e empiema subdural são frequentemente precedidos por infecção respiratória,

Após avaliação do histórico dos dados deste tipo de infecção, verificou-se que os relatórios iniciais dos médicos são consistentes com as flutuações sazonais e uma redistribuição de casos ao longo do tempo durante a pandemia de Covid-19. Nenhuma evidência de aumento da gravidade do caso, parentesco genético de isolados de estreptococos de diferentes casos ou aumento da resistência antimicrobiana foi identificada. O monitoramento epidemiológico deve ser mantido, sendo o CDC.

Fonte: MMWR - Morbidity and Mortality Weekly Report. DOI: 10.15585/mmwr.mm7137a2.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários