Notícias de saúde
07 de julho de 2025 (Bibliomed). O acesso expandido ao tratamento da dependência e ao medicamento naloxona, usado em casos de overdose, provavelmente levou a uma redução de 37% nas mortes por overdose associadas a opioides tomados com metanfetamina ou outras drogas estimulantes, sugere um estudo. As taxas de mortalidade por overdose foram de 8,9 mortes por 100.000 em comunidades com acesso expandido ao tratamento e naloxona, em comparação com 14,1 mortes por 100.000 em comunidades que não tiveram esse acesso ampliado, relatam os pesquisadores.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram os efeitos do Estudo HEALing Communities, um esforço dos Institutos Nacionais de Saúde para abordar mortes por overdose relacionadas a opioides. Com base nas necessidades de sua área específica, as agências locais selecionaram entre três "menus" de práticas baseadas em evidências focadas em educação sobre overdose, distribuição de naloxona, medicamentos para tratar dependência de opioides e prescrição mais segura da droga.
Inicialmente, este programa não resultou em uma redução estatisticamente significativa nas mortes por overdose de opioides. As comunidades que participaram do programa apresentaram uma taxa 8% menor de todas as overdoses por drogas em comparação com aquelas que não participaram. Mas os pesquisadores notaram que mais de 40% das mortes por overdose no estudo envolveram a combinação de pelo menos um opioide e um estimulante, mais frequentemente fentanil misturado com metanfetamina.
Diante disso, o programa ajustou seus esforços de educação comunitária. As mensagens se concentraram na ameaça dessa combinação de medicamentos, bem como no fato de que a naloxona pode prevenir mortes por overdose em pessoas que usam múltiplas drogas, disseram os pesquisadores. Como resultado, as mortes por overdose causadas por uma mistura de opioides e estimulantes diminuíram significativamente nas comunidades participantes.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.40006.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também