Notícias de saúde

Sofrer de ansiedade não interferiu na decisão de vacinar contra COVID-19

14 de novembro de 2022 (Bibliomed).Indivíduos ansiosos não tem a menor dúvida em receber a vacina COVID-19, em comparação com aqueles sem ansiedade, de acordo com uma nova pesquisa.

O novo estudo teve como objetivo investigar a relação entre a hesitação da vacina, fatores psicológicos associados à ansiedade e o raciocínio dos indivíduos a favor e contra a vacina COVID-19.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores entrevistaram 148 participantes com e sem transtornos de ansiedade. Todos os participantes preencheram um questionário on-line examinando as dúvidas quanto à receber a vacina COVID-19, juntamente com outras variáveis ??relacionadas, como crenças de conspiração, individualismo e intolerância à incerteza. Os pesquisadores também avaliaram as principais razões pelas quais as pessoas estavam motivadas a receber a vacina e as principais razões pelas quais hesitavam.

As razões mais comuns pelas quais os participantes hesitaram em receber a vacina estavam relacionadas à eficácia e novidade da vacina e ao medo de efeitos adversos. Em contraste, as razões mais frequentes que motivaram os participantes a tomar a vacina foram proteger os outros, proteger a si mesmo e retornar a um senso de normalidade.

Os pesquisadores descobriram que os participantes ansiosos e não ansiosos não diferiram na hesitação quanto a receber a vacina. No entanto, o desconforto com a incerteza previu maior hesitação da vacina em participantes não ansiosos e, em ambos os grupos, a hesitação da vacina foi prevista por visões de mundo individualistas, crenças de conspiração e falta de confiança na autoridade.

Segundo os pesquisadores, as pessoas ansiosas não estavam mais hesitantes sobre a vacina; em vez disso, quanto mais desconforto elas sentiam com a incerteza, menos hesitantes elas estavam. Essas pessoas poderiam ver a vacina como uma oportunidade de reduzir o estresse e a incerteza relacionados ao vírus.

Fonte: Journal of Anxiety Disorders. 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários