Notícias de saúde

Covid Longo diminui oxigenação no cérebro

11 de agosto de 2023 (Bibliomed). As pessoas que têm Covid longo - sintomas persistentes após uma infecção por Covid-19 - também podem ter níveis mais baixos de oxigênio no cérebro, problemas cognitivos e problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão.

Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, e da Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, combinaram dois estudos paralelos para entender melhor o que está acontecendo em pacientes longos com Covid-19. Um deles foi um estudo de laboratório que incluiu testes de habilidades de pensamento e imagens dos níveis de oxigênio no cérebro. A outra foi uma pesquisa populacional nacional de canadenses em 2021 e 2022.

O estudo de laboratório comparou pessoas que não tinham Covid-19 sintomático anteriormente com aquelas que tinham o vírus. Aqueles que experimentaram o Covid-19 se saíram pior em duas tarefas de computador. Uma inibição medida. O outro olhou para a tomada de decisão impulsiva. As pessoas que foram infectadas não tiveram o aumento esperado no nível de oxigênio em uma área do cérebro que normalmente está envolvida durante uma dessas tarefas.

Para o outro estudo, 2.000 canadenses com idades entre 18 e 56 anos foram entrevistados. Aqueles que tiveram Covid-19 relataram dificuldade de concentração, problemas de inibição e aumento da ansiedade e depressão. Imagens cerebrais descobriram que as mulheres mais velhas foram as mais afetadas.

Embora os efeitos tenham sido marginalmente mais fortes entre as pessoas não vacinadas, o impacto ainda foi detectável depois que os pesquisadores controlaram quanto tempo se passou desde que os entrevistados foram infectados.

Fonte: Brain, Behavior & Immunity-Health. DOI: 10.1016/j.bbih.2023.100595.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários