Notícias de saúde

Covid-19 pode causar alterações cerebrais

18 de agosto de 2023 (Bibliomed). Pessoas que sofrem de ansiedade e depressão meses após um caso leve de Covid-19 podem ter alterações que afetam a estrutura e a função de seus cérebros, relatam pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo.

Os pesquisadores estudaram 254 pessoas que tiveram uma infecção leve por Covid-19. Em média, os pacientes tinham 41 anos e tinham Covid-19 três meses antes. Cada participante completou testes de sintomas de ansiedade ou depressão e fez exames cerebrais.

Ao todo, 102 pessoas apresentavam sintomas de ansiedade e depressão e 152 pessoas não apresentavam nenhum. Os pesquisadores então procuraram evidências de encolhimento na massa cinzenta do cérebro. Os exames foram comparados com os de 148 pessoas que não tiveram Covid-19.

Aqueles que tiveram Covid-19 e estavam com ansiedade e depressão tiveram encolhimento na área límbica do cérebro, que está envolvida na memória e no processamento emocional. Aqueles que não apresentaram sintomas de ansiedade e depressão após o Covid-19 não tiveram encolhimento cerebral.

Usando um tipo especial de software para analisar redes com atividade cerebral em estado de repouso, os pesquisadores também analisaram a função cerebral e as mudanças na conectividade entre as áreas do cérebro. Eles fizeram isso em 84 pessoas do grupo sem sintomas; 70 pessoas do grupo de ansiedade e depressão; e 90 pessoas que não tiveram Covid-19.

Os pesquisadores encontraram mudanças funcionais generalizadas em cada uma das 12 redes que testaram no grupo com sintomas de ansiedade e depressão. O grupo Covid-19 sem sintomas também teve alterações, mas em cinco e não em 12 redes.

Fonte: 75ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários